sexta-feira, 1 de maio de 2009

Encontros com o Professor Dia 07 de Maio com Caco Barcelos






Nessa quinta-feira dia 07 de Maio, o jornalista Ruy Carlos Ostermann entrevista outro colega de profissão Caco Barcelos, no Encontros com o Professor. O eventos será como de hábito, no Studio Clio, e a canja ficará por conta do Grupo Delicatessen.

Saiba um pouco mais








O jornalista e repórter de televisão Cláudio Barcelos de Barcelos, mais conhecido como Caco Barcellos, nasceu em Porto Alegre, no dia 5 de março de 1950. Começou no jornalismo como repórter do jornal Folha da Manhã, do grupo Caldas Júnior. Com atuação destacada nos veículos da imprensa alternativa dos anos 1970, foi um dos criadores da Cooperativa dos Jornalistas de Porto Alegre e da antiga revista Versus, que apresentava grandes reportagens sobre a América Latina.
Antes de trabalhar para a Rede Globo, foi repórter dos maiores jornais do Brasil e das revistas de informação semanal IstoÉ e Veja. Ainda quando trabalhava no jornalismo impresso, no fim dos anos 1970, foi correspondente internacional em Nova York. A partir de 2001, passou a atuar como correspondente internacional, em Londres, para a TV Globo. Nessa emissora, também tem passagens pelo Globo Repórter, Fantástico, Jornal Nacional e Profissão: Repórter.
Publicou três livros. O primeiro e menos conhecido, Nicarágua: a Revolução das Crianças, relata a vitória dos sandinistas na guerra civil da Nicarágua, enquanto as outras obras se debruçam sobre a violência no Brasil. São elas: Rota 66, a história da polícia que mata – ganhador do prêmio Jabuti (1993), na categoria reportagem, e de mais oito prêmios de direitos humanos - e Abusado, o dono do morro Dona Marta – vencedor do Prêmio Jabuti, como melhor obra de não-ficção de 2004. Em 2007, escreveu a peça de teatro, Ösama, The Suicide Bomber of Rio (Osama, Homem Bomba do Rio), para o projeto Conexões, do National Theatre of London.
Conquistou mais de vinte prêmios por reportagens especiais e documentários produzidos para televisão, entre os quais o Prêmio Vladimir Herzog. Em 2003 e 2005, recebeu o prêmio de melhor correspondente, promovido pelo site Comunique-se. Nos anos de 2006 e 2008, em premiação do mesmo site, foi eleito o melhor repórter da televisão brasileira. Em 2008, recebeu o Prêmio Especial das Nacões Unidas, como um dos cinco jornalistas que mais se destacaram, nos últimos 30 anos, na defesa dos direitos humanos no Brasil.
Faça sua pergunta ao convidado pelo site: http://www.encontroscomoprofessor.com.br/contato.php

Canja musical






Formado pela cantora Ana Krüger e pelos músicos Carlos Badia (violão), Nico Bueno (baixo) e Mano Gomes (bateria), o Delicatessen conta com dois CDs, Jazz + Bossa – foi indicado ao Prêmio Tim de Música em 2007, na categoria melhor Disco em Língua Estrangeira – e My Baby Just Cares For Me (2008), ambos pela Rip Curl Records. No Encontros, o Delicatessen apresentará o seu estilo intimista e refinado, que busca inspiração nas canções americanas e recria os standards do jazz com a suavidade com a delicadeza e a simplicidade da bossa nova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário