terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Porto Alegre 08 de Dezembro de 2008

Projeto Um Sonho Picasso

Assisti a um espetáculo de Estágio em Direção II de Júlia Rodrigues, do Departamento de Arte Dramática da UFRGS chamado Projeto Picasso: Um Sonho. Seqüência do trabalho anterior dela, seu Estágio em Direção I, chamado O Desejo pego pelo ralo, mostra a dramaturgia de um dos nossos maiores pintores, já falecido, Pablo Picasso, quase desconhecida do grande público. É sabido que escreveu pouca dramaturgia entre peças adultas e um espetáculo de teatro infantil.
A montagem do recém formado Grupo Barra Quatro, nos dá a densidade certa para entendermos de forma leve a obra poética do autor. Lidos os textos se tornam datados e não tocam por seu tema, mas na sensível visão que Júlia nos deu, e pelas boas escolhas das partituras cênicas e corporais, o espetáculo ficou sensível e humano, tocando pela simplicidade das cenas. Destaque para a seqüência onde com um simples regador, as quatro atrizes e o ator fazem um balé visual aos olhos do público, encaminhando o espetáculo para um final coerente. Alias a peça peca por me parecer ter dois momentos em que poderia ter acabado antes, pois clima e atmosfera da cena unida com a trilha sonora da hora leva-nos a essa visão, já que na sua direção Júlia optou por ter ações que se espalham pelo espaço e se comprimem, fechando elas em sim mesmo, desmembrando a linha dramática que não é reta, mas cada cena tendo início, meio e fim. Por isso a idéia que pode acabar antes do final previsto. Quanto às atuações no conjunto nenhum ator compromete, mas destaque para Thiago Pirajira que começa não muito definido em sua interpretação do que é e sua corporalidade em cena parece afetada demais, mas conforme a montagem vai tomando corpo, entendemos e parece que o ator também na sua criação a relação de intimidade com aquelas meninas. Ele nos presenteia com uma composição engraçada e segura nas cenas das brincadeiras principalmente. O espetáculo também é Estágio em Atuação II de Juliana Morosini Dias e Kayane Rodrigues no Departamento de Arte Dramática. Carolina Pommer, que este comentarista já viu em outra montagem, teve um crescimento nesse espetáculo considerável, mostrando que está virando uma mulher com presença de palco, e mais segura de si. Coisas do crescimento humano. Por tudo isso, e pela seleção que a diretora fez das músicas da trilha, conhecidas do Pop, rock e instrumental estrangeiro que dão um clima poético na medida para o espetáculo faço votos que ele volte ano que vêm encorpado e com um nível mais profissional, em algumas apresentações em projetos de novos diretores e atores que temos aqui em Porto Alegre, até para ser o cartão de visitas do novo grupo formado.

Estágio de Direção II de Júlia RodriguesOrientação: Prof. Irion NolascoEstágio de Atuação II de Juliana Morosini e Kayane RodriguesOrientação: Profª. Gisela HabeycheElenco Carolina Pommer, Daniela Dutra, Juliana Morosini, Kayane Rodrigues, Thiago PirajiraSeguindo a trilha dos surpreendentes escritos dramáticos do pintor espanhol,
ícone da arte do século XX, o Grupo Barraquatro dá continuidade à pesquisa de linguagem iniciada no espetáculo "Projeto 1: Desejo". Nesta segunda etapa, inspirada no universo proposto pelo texto "As Quatro Meninas", o grupo brinca com os limites entre sonho e realidade, brincadeira esta que se torna um instrumento através do qual o mundo, de tempo e espaço não linear, construído pelos cinco atores é revelado. Na reta final de nossas trajetórias acadêmicas, lançamos um olhar sobre nossa transformação durante este período, estendendo ao público nossa própria questão: Como são seus sonhos?
Avaliação: ☺☺☺

Nenhum comentário:

Postar um comentário